Páginas

sexta-feira, 21 de julho de 2017

MULHERES DE SUCESSO

- Mais uma mulher parnaibana em destaque no BLOG CARNEIRO JR, pelas suas atividades profissionais em nossa city, comprovando o poder feminino no meio social e econômico. Comprove o talento de uma personalidade feminina de nossa sociedade.




A JUÍZA YONÉSIA MENDES DOS SANTOS SIQUEIRA 



- A parnaibana Yonésia, desde do tempo de sua juventude, sempre foi uma pessoa que gostava de atuar em defesa de sua família e amigos, além de ser bem eficiente em solucionar problemas, daí veio a sua inspiração para ingressar em sua futura profissionão. O pai de Yonésia queria que ela se formasse na área da saúde, mas ao se inscrever para o vestibular, a paixão falou mais alto e ela se inscreveu no vestibular  para Direito, pela Universidade Federal do Piauí.


- A jovem parnaibana, conquistou o seu diploma de Direito  em 1975, na capital Teresina, pois na época não tinha curso de Direito no litoral, passando na prova da OAB, no ano seguinte, em 1976, provando a sua competência para atuar na advocacia. Yonésia foi uma desbravadora da atuação feminina na justiça de Parnaíba. Nos idos da década de 70, existiam poucas mulheres trabalhando na advocacia do litoral. Ela instalou o seu escritório em sua terra natal, atuando nas causas cíveis, área que mais gostava. Yonésia no mesmo período, começo a trabalhar na prefeitura de Parnaíba, conciliando a o seu emprego público com as suas atividades na justiça.


- Yonésia era uma profissional de sucesso na cidade, atuando em importantes causas, o seu trabalho dominava a sua vida. Até que um dia em suas visitas a uma lendária lanchonete do centro da cidade," point" na época dos jovens parnaibanos, ela conheceu o seu futuro marido, o cearense Osvaldo Vieira de Siqueira. A paixão foi imediata, depois de um tempo de namoro ela se casou com Osvaldo em 1983. Do fruto da união, nasceu a jovem Rafaela, em 1984, única filha do casal.


- O seu marido Osvaldo vendo a competência de Yonesia na advocacia parnaibana, sugeriu a amada que participasse deu um concurso público para ser magistrado, na escolha de novos juízes. A iniciativa de Osvaldo parecia até uma profecia, tanto que em 1987, Yonésia passa em quinto lugar no concurso para juiz do estado do Piauí.  


- O começo da carreira de magistrado de Yonésia, foi como juíza substituta, iniciando as suas atividades na cidade de Batalha em março de 1987. Yonésia percorreu várias comarcas do estado, nas cidades de Beneditinos, São Félix, São Raimundo Nonato e Caracol, sendo nesta cidade a primeira Juíza. Até que em 1989 ela assume como juíza definitiva da cidade de Padre Marcos.


- As suas atividades como juíza deram por encerradas em 1994, quando Yonésia ganha a aposentadoria, uma iniciativa causada pela sua família.Yonésia queria ficar mais perto de sua família, sua filha Rafalea e o  marido Osvaldo, portanto em nome do amor, ela abdicou de sua brilhante carreira no judiciário.


-  Yonésia começa uma nova fase de sua vida, dedicando-se a família em tempo integral, acompanhando os estudos de sua filha Rafaela, que começava a sua adolescência. A jovem Rafaela querendo seguir os passos de sua mãe, no conhecimento e estudos, resolve se mudar para Teresina, começando a estudar no Dom Barreto, recebendo o apoio de Yonésia. Rafaela fica na capital do estado até 2000, mas por motivos de querer ampliar seus estudos, ela troca de endereço, mudando-se para a capital cearense, Fortaleza. Yonésia como dedicada mãe, acompanha a sua filha e vai morar em Fortaleza, na companhia de seu marido.


- A vida em Fortaleza, conquista Yonésia, que busca agora novas atividades, para ocupar seu tempo. Ela em suas visitas a um Shopping,  conhece as atividades de uma entidade que cuida de crianças com câncer, com vendas de souvenirs, então Yonésia se dedica a ajudar a entidade. Yonésia gostou tanto de participar da atividade filantrópica, que ela descobre outra entidade, desta vez um abrigo para velhinhos, o Recanto Consagrado, tornando-se uma de seus voluntários. Mas em 2007, Rafaela troca de endereço, mudando-se para São Paulo, onde vai estudar Designer de Moda, então Yonésia resolve voltar a morar em Parnaíba.


- A sua vida em Parnaíba se resume em permanecer poucos dias na cidade. Yonésia está sempre em viagens pelo Brasil afora. Ela esta sempre circulando pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, visitando amigos e parentes. Yonésia adora viajar, sempre de olho em novas paisagens, novos roteiros, uma personalidade apaixonada pela vida e por sua família.



A juíza Yonésia Mendes Dos Santos Siqueira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário